Portugal anuncia 193 mil vagas de emprego no para o turismo

O turismo, um dos motores da economia que já representou 15,4% do Produto Interno Bruto (PIB), está tendo dificuldades para atrair trabalhadores, resultando em um déficit de milhares de profissionais todos os anos.

Para reverter essa situação, o governo de Portugal divulgou um plano para criar 193 mil empregos no setor turístico em uma década. Essa iniciativa faz parte da Agenda Profissões do Turismo 2023-2026, que consiste em 20 medidas para aumentar em 20% o número de trabalhadores no setor. Em um comunicado, o Ministério da Economia e do Mar explicou:

“Esta é uma agenda estratégica, com 20 medidas, que visa aumentar em 10% os profissionais de turismo com o ensino secundário e superior, crescer em 15% no número de estudantes em turismo em todos os níveis de ensino e incrementar em 20% a população empregada no setor”.

Airbus abre 400 vagas de emprego em Portugal

Segundo especialista o setor precisa melhorar as condições de trabalho para alcançar os números pretendidos pelo governo. O Estado reconhece os obstáculos e aponta que 27% dos empregados abandonam o setor “devido aos salários, horários e fraca progressão na carreira”.

Enquanto Portugal se destacava globalmente pelo aumento do turismo que contribuiu para a recuperação econômica, as condições de trabalho se deterioraram com jornadas extenuantes e salários baixos.

Essa situação gerou uma crise de mão de obra, com a fuga de trabalhadores. Na ausência de concorrência, brasileiros aproveitam a oportunidade para acumular dois ou até três empregos durante a alta temporada. No entanto, trabalham incessantemente em diferentes lugares e turnos.

Morar na Europa Legalmente após Viver em Portugal

Empresários pressionam o governo

Um dos grupos responsáveis por pressionar o governo por mais flexibilidade na contratação de estrangeiros no setor de turismo são os empresários. Essa flexibilização vem sendo feita gradualmente.

Apesar da situação ter melhorado, em 2021, o setor de turismo ainda apresentou um déficit de 85 mil trabalhadores e estima-se que cerca de 50 mil postos de trabalho ainda precisam ser preenchidos.

Mesmo assim, as receitas dos estabelecimentos turísticos no último ano foram superiores a € 4,5 bilhões, o que é mais do que o arrecadado em 2019, o último ano antes da pandemia da Covid-19.

O Plano Nacional para a Modernização e Especialização da Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo é uma das medidas adotadas e prevê benefícios e valorização dos profissionais, investimento nas empresas e na formação.

Outra medida em andamento é a concretização da Academia Internacional do Turismo, um projeto antigo que visa transformar o país em um destino para trabalhar ou estudar no setor de turismo.

LEIA TAMBÉM: Qual o salário de um estrangeiro na Europa; confira quanto cada país europeu paga

Previous post Airbus abre 400 vagas de emprego em Portugal
Next post Não perca a oportunidade: Portugal abre mais de 18 mil vagas para regularização de imigrantes!