Airbus abre 400 vagas de emprego em Portugal

Airbus abre 400 vagas de emprego em Portugal

Ao menos 400 pessoas devem preencher as vagas na fabricante de aeronaves, Airbus. Empresa conta agora com um local para atender as necessidades da companhia!

A multinacional francesa Airbus é uma das maiores fabricantes de aeronaves globalmente e mantém relações sólidas com Portugal.

Agora a maior fabricante de aeronaves possui diversas vagas no país. Com uma rede de mais de 35 fornecedores somente em Portugal que, é um dos principais contribuintes para diversos programas da Airbus, desde a montagem de aeronaves comerciais até a fabricação de quadros elétricos para helicópteros.

As vagas na Airbus em Portugal

A Airbus, maior fabricante de aeronaves do mundo, está acelerando suas contratações em Portugal e superando suas próprias expectativas ao antecipar em dois anos sua meta de contratações. Em 2023, a empresa planeja contratar 400 colaboradores adicionais e já está com vagas abertas em Portugal.

Recentemente, a Airbus inaugurou um novo escritório em Lisboa, no Parque das Nações, que abrigará a Airbus Global Business Services (Airbus GBS). Com 500 empregados atualmente, a empresa planeja adicionar mais 400 até o final de 2023. Esses planos representam um avanço significativo na meta de expansão de pessoal da Airbus em Portugal, que estava inicialmente prevista para 2025.

Empresa irá ter 900 trabalhadores em Portugal

Durante uma entrevista concedida ao Diário de Notícias em Lisboa, em abril de 2022, o diretor-geral da Airbus, Charles Huguet, anunciou que a empresa tinha a intenção de contratar 300 pessoas em Portugal até o final do mesmo ano.

A meta da companhia era chegar a 800 colaboradores no país até 2025, porém esses planos foram antecipados em dois anos. Atualmente, existem mais de 100 oportunidades de emprego disponíveis na Airbus em Portugal, anunciadas em seu site oficial.

Além da unidade de montagem localizada em Santo Tirso, a Airbus inaugurou o Global Business Services Center, no Parque das Nações, em Lisboa.

O centro de serviços compartilhados emprega especialistas em diversas áreas, incluindo Finanças, Recursos Humanos, Compras, Gestão de Informação, Engenharia, Comunicação, Serviços ao Cliente, Jurídico e Compliance.

Além do mais, o diretor-geral da empresa adiantou que a Airbus estuda inaugurar escritórios satélites em outras cidades portuguesas como Braga (norte) e Coimbra (centro).

Investimentos no país

A Airbus inaugurou novas instalações na cidade de Santo Tirso, região do Porto, em setembro de 2022, com o objetivo de produzir peças para os componentes do Airbus A320 e A350. Com um espaço total de 20 mil metros quadrados e um investimento de pelo menos €40 milhões, a multinacional francesa está criando oportunidades de trabalho na Airbus em Portugal.

A fábrica em Santo Tirso emprega atualmente cerca de 150 trabalhadores, e de acordo com o Diretor de Operações da Airbus (COO), Alberto Gutierrez, a empresa tem uma presença sólida em Portugal e continua a crescer graças aos seus parceiros, fornecedores e clientes locais. A Airbus está se tornando cada vez mais relevante como criadora de empregos diretos e indiretos no país.

Segundo a Airbus Atlantic Portugal, a fábrica em Santo Tirso faz parte de um sistema industrial integrado e robusto, que tem como objetivo desenvolver gradualmente uma forte competência no fabrico de aeroestruturas no norte de Portugal.

Os empregos em Lisboa

A Airbus está em busca de contratar 400 colaboradores para o seu Global Business Services (GBS) Center em Lisboa até o final de 2023, conforme reportado pelo Jornal de Notícias. Com o intuito de expandir ainda mais em Portugal, a empresa está em contato com o AED Cluster Portugal, uma rede bem estruturada nas indústrias de aeronáutica, espaço e defesa.

O diretor-geral da Airbus, Charles Huguet, destacou que a Airbus GBS trabalha em parceria com o IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) para fornecer capacitação e treinamento de mão de obra qualificada. A empresa busca aumentar a capacidade profissional do mercado e atrair novos talentos.

O GBS em Portugal é responsável pela segurança dos dados e processos críticos da Airbus e conta atualmente com mais de 500 especialistas em diversas áreas, como finanças, compras, recursos humanos, tecnologia da informação, gestão de projetos e apoio ao cliente. A Airbus espera continuar a expandir em Portugal, tanto nessas áreas quanto em outras.

Portugal para o mundo

De acordo com Charles Huguet, diretor-geral da Airbus, o Global Business Services (GBS) Center da empresa, que atualmente presta serviços para a Airbus US e Airbus Canada, em breve irá atender todo o grupo. A Airbus tem a intenção de transformar Lisboa no hub principal da empresa em Portugal, mas também contará com escritórios satélites em outras regiões do país. Com uma equipe de trabalho composta por pessoas de 21 nacionalidades distintas, a subsidiária portuguesa da Airbus busca expandir ainda mais suas operações.

Como se candidatar nas vagas da Airbus em Portugal

A Airbus possui mais de 2.000 oportunidades de emprego disponíveis em diferentes partes do mundo, incluindo 104 vagas na Airbus em Portugal que estão atualmente abertas para candidatura. Para acessar essas oportunidades, basta visitar o portal de empregos e carreiras da Airbus e selecionar o país desejado. Após visualizar as vagas disponíveis, é importante ler os requisitos e, se cumprir com eles, enviar sua candidatura diretamente para a empresa. Desejamos boa sorte na sua busca por uma carreira na Airbus!

Foto: Glauce Cavalcanti