Morar em Portugal: vantagens e desvantagens

Morar em Portugal: vantagens e desvantagens

Morar em Portugal: as vantagens e desvantagens

Portugal é um país europeu, acolhedor; com clima frio; território pequeno; seguro e com uma longa história no tempo quando seus antigos governantes navegavam pelo mundo descobrindo novos territórios para ter como colônia. Por isso neste artigo iremos listar as vantagens e desvantagens de morar em Portugal.

Uma das coisas que todas as pessoas prezam em todo canto do mundo é uma vida tranquila com segurança para andar na rua, segurança para ir até um mercado e não ser surpreendida pela alta inflação e em Portugal essa é uma das primeiras coisas a serem notadas quando se vai ao país visitar ou morar.

Brasileiros em Portugal:

Portugal tem inúmeras vantagens e não é por menos que o número de imigrantes vindo morar no país europeu só aumenta a cada dia e uma das principais nacionalidades que escolhe Portugal como destino de morada são os brasileiros. Além da segurança, os brasileiros tem uma grande vantagem de viver em Portugal é o idioma, que é o português.

Um pouco de história de Brasil e Portugal:

 

O Brasil foi descoberto pelos portugueses no ano de 1500, até então, o país Sul-Americano era só um paraíso considerado “perdido” onde se vivia apenas os índios sem roupa. Portugal após ter descoberto o terrítório brasileiro decidiu se instalar no país e depois vez dele sua colônia, inclusive, a riqueza que o Brasil possui fazia dele a colônia mais rica de todas as colônias que Portugal tinha naquela época.

Com o Brasil sendo colônia de Portugal os brasileiros herdaram a língua portuguesa o que facilita ainda mais a migração de brasileiros para o país europeu.

Portugal é um dos países mais seguros do mundo para se viver:

Muitos brasileiros que vão morar ou visitar Portugal não sabem, mas o país é considerado o 4° mais seguro do mundo para viver.

No ano de 2019 e 2020 o país figurava no 3° lugar da lista dos países mais seguro para morar segundo a Global Peace Index (índice Global de Paz).

Para aqueles que acham que a violência aumentou no país está enganado, em 2004 o país ocupava a 18° posição da lista. Apesar de ter caído um ponto ainda é um dos países mais seguros do mundo atrás apenas de Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca.

Viver em Portugal:

Todos sabemos que no Brasil a qualidade de vida é muito alta. Em Portugal essa realidade é bem diferente, ganhando em euros você pode comprar muito mais que em reais mesmo gastando em euros e isso é simples de explicar.

Em economia se estuda um assunto muito comum quando se vai avaliar o estilo de vida de um país e um termo bastante usado é o “Poder de compra”. Isso significa que em um país como Portugal você pode ganhar X de salário e poder comprar muito mais que em um país como o Brasil.

O motivo do poder de compra:

Uma das explicações para medir um poder de compra de um povo de uma nação é a inflação que aquele país está tendo naquele momento, e diferente do Brasil e de outros países emergentes, a inflação de Portugal é bem baixa.

Um casal em Portugal ganhando em torno de 1800 euros consegue viver com as contas em dias, não estamos falando de viver uma vida de luxo, mas viver sem a preocupação de como ter que pagar as contas do fim de mês. Com esse salário é confortável o casal sair, ter lazer, ir a um restaurante e ter sempre um lazer para curtir.

Obviamente, quando se muda de lugar é bom também mudar nossos hábitos e muitas pessoas não fazem isso e só mudam de lugar e continuam vivendo as mesmas dificuldades pois permanecem com as mesmas atitudes de onde veio.

Saúde e educação:

Saúde e educação são essenciais na vida de toda pessoa e em Portugal você pode contar com uma boa saúde e uma educação de qualidade. A saúde em Portugal é bastante elogiada, tem os planos públicos e planos privados. O sistema público não é perfeito, porém, não é precário e isso já é uma grande vantagem para quem precisa de uma emergência.

Educação: A educação em Portugal é uma das melhores coisas que você pode encontrar no país tanto para você como para seu filho. Muitas famílias preferem escolher o sistema público de educação do que as escolas privadas. O mesmo acontece com as faculdades públicas, além de acessíveis tem um ensino de qualidade.

Cultura e entender as diferenças

 

Uma das prioridades de todas as nações é investir no conhecimento de diversas culturas isso possibilita que vivemos numa sociedade que acreditamos ser civilizadas. Em Portugal a cultura é bastante diferente de algumas regiões do Brasil e isso é mais vantagens que desvantagem. Pois conhecer o novo e/ou diferente que faz de nós pessoas melhores. E como há muitos brasileiros em Portugal de diveras regiões do Brasil você irá ter um mar de surpresas.

Culinária portuguesa:

A comida de Portugal é bastante elogiada pelo mundo, pois além de deliciosaos doces não são tão doces. As padarias são um espetáculo de lugar. Regadas a sardinhas, legumes e bacalhau a comida portuguesa tem muito a se saborear.

A distância não é tão distante

 

A locomoção em Portugal é um de seus principais pontos de vantagens para quem deseja se deslocar de um lugar para o outro. Além da segurança de poder andar tanto de dia como a noite, falar ao celular sem sentir medo de roubado.

Por ser um país com um pequeno território, em Portugal você não irá ter que ficar horas na estrada ou longas filas para comprar passagens. Para se ter uma ideia, várias empresas aéras oferecem passagens por apenas 10 euros a viagem.

Desvantagens de morar em Portugal

Uma das coisas que todo imigrante de qualquer país do mundo tem que ter em mente é as dificuldades que irão ter, pois nem tudo na vida são flores e é assim para todo mundo. E por isso lidar com as dificuldades é preciso ter consciência logo de início, com a consciência em mente a habilidade em lidar será menos difícil.

Idioma:

Apesar que em Portugal se falar o mesmo idioma do Brasil as dificuldades no dia a dia existem. Não é por ser brasileiro e falar português que em Portugal você irá deixar de ser brasileiro. Por isso é bem comum que por conta do sotaque muitos nascidos no Brasil ficam se sentindo um passarinho fora do ninho.

Além disso, em algumas situações existe o crime de xenofobia, que é o preconceito contra pessoas de outras nacionalidades. E isso não é um problema apenas de Portugal, em outros países do mundo também há esse triste caso de preconceito contra imigrantes de diversos outros países.

Trabalho em Portugal:

Em Portugal você conseguir um emprego não é tão difícil, o país está precisando de mão de obra que está em falta e você que fala o idioma português tem essa vantagem se comparando com quem fala em outro idioma.

Em nosso site divulgamos diversas vagas de emprego em Portugal, confira: AQUI

O salário em Portugal:

Portugal é considerado um dos países mais pobre da europa e precisa urgentemente de pessoas para trabalharem nas empresas, pois os portugueses preferem morar em outros países europeus pelo salário ser maior que em Portugal.

O salário mínimo em Portugal é de 705 euros (2022), o médio está no valor de 1300 euros, Isso quer dizer que a maior parte dos trabalhadores de Portugal não chegam a ter dois salários mínimos como renda.

Como falamos acima, em parte isso não é um grande problema em muitos casos, pois com a baixa inflação é possível comprar produtos básivos e não básicos para viver. No entanto, para aqueles que gostam de farrar, passar todos os fim de semana na balada ou viajar, isso poderá ser uma dificuldade.

Legalizar no país:

Ficar de forma legal em Portugal é plenamente possível pois o país permite a mudança de status para morar, porém, uma das maiores dificuldades do imigrante que tenta fica legal são as informações desencontradas. Você terá sorte que encontrar um atendente com disposição e com boa informação para lhe ajudar a morar legalmente no país o quanto antes.

Clima frio

No Brasil temos verão e inverno todos os anos e já estamos acostumados por exemplo ter chuvas em dias quentes ou frio. Em Portugal é um país com clima mais ameno e você terá que lidar muitas vezes com um frio extremo e às vezes com muita chuva e sem falar do que há dias que ficam semanas sem luz do sol.

Siga nossa página no Instagram do Blog Guia de Emprego com vagas de emprego e artigos com notícias de Portugal: https://www.instagram.com/guia_de_emprego_portugal/

Siga também nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/guiadeempregoemportugal/