PORTUGAL LANÇA SITE PARA AGILIZAR PEDIDOS DE CIDADANIA

O governo de Portugal lançou nesta terça-feira, 1º de outubro, uma nova plataforma online para pedidos de cidadania, com o objetivo de acelerar a tramitação dos processos.

Segundo o jornal O Globo, a alta demanda e a escassez de mão de obra têm atrasado a análise de milhares de solicitações, especialmente de brasileiros que aguardam na fila.

Para mitigar esses problemas, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) anunciou que a nova plataforma contará com funcionalidades avançadas, como automação e inteligência artificial (IA), que irão acelerar significativamente o andamento dos processos, aumentando a eficiência dos serviços. De acordo com o IRN, essas novas ferramentas digitais poderão reduzir em 1h13m o tempo de um processo inicial que atualmente leva quase duas horas.

O instituto também destacou que os pedidos em papel são a principal causa de fraudes, burocracia, lentidão e ineficiência. Com a nova plataforma, o processo de atendimento será otimizado da seguinte forma:

  • Digitalização imediata dos documentos apresentados.
  • Extração de dados de identificação usando inteligência artificial.
  • Inserção automática das informações no sistema.
  • Classificação automática do tipo de processo.

A presidente do IRN, Filomena Rosa, afirmou que essas mudanças aumentarão a capacidade de atendimento em cerca de 50%. Em janeiro, uma fase inicial do processo de desburocratização foi implementada com a meta de resolver 23 mil pendências até o final do último trimestre deste ano.

Mande para amigos:
Previous post Soldadores de Geomembrana em PEAD – Braga
Next post Engenheiro Eletrotécnico – Viseu

Não é possível copiar o conteúdo desta página