Portugal intentifica a entrada de imigrantes ilegais no país, entenda
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de Portugal decidiu intensificar neste verão europeu as operações para conter o crime de imigração ilegal.
Trabalhadores estrangeiros sem documentação, incluindo brasileiros, podem ser contratados irregularmente diante da falta generalizada de mão de obra em Portugal, principalmente no turismo.
O Portugal Giro apurou que o SEF planeja ações de busca em bares, restaurantes e estabelecimentos de turismo e hotelaria. O Ministério Público é o titular da ação penal.
A informação foi confirmada pela assessoria do órgão de imigração: “O SEF confirma a existência de investigações em curso no âmbito dos crimes da sua competência (designadamente, auxilio à imigração ilegal) com utilização de documentação fraudulenta”.
Os trabalhadores ilegais muitas vezes são iludidos por falsas promessas de regularização, que jamais chegam a ser cumpridas pelas empresas ou contratantes, interessados em cobrir temporariamente a lacuna de mão de obra no país.
Os imigrantes são recrutados ainda no Brasil e demais países estrangeiros. Mas muitos já estariam em Portugal, porque entram como turistas e permanecem na esperança de obter uma autorização de residência.
As irregularidades na imigração tendem a diminuir quando o visto para busca de trabalho entrar em vigor este mês. Dará mais proteção ao imigrante, que poderá solicitá-lo ainda no Brasil para desembarcar em Portugal de maneira legal.