Brasileiros com ensino superior preferem Portugal para morar
Portugal tem potencial para atrair cerca de 2,1 milhões de profissionais qualificados, sendo a maior parte brasileiros com formação superior. Essa é a conclusão de uma pesquisa divulgada pela revista britânica The Economist, que se baseou em dados do Gallup World Poll, um instituto de opinião dos Estados Unidos.
O que mostrou a pesquisa?
A pesquisa analisou o poder de atração de 74 países. Nos últimos dez anos, o número de pessoas com ensino superior interessadas em se mudar para Portugal foi o que mais cresceu no ranking. Segundo o estudo, se todas as restrições fossem eliminadas entre 2010 e 2012, a população de profissionais graduados em Portugal aumentaria apenas 1%.
Mas, os dados de 2021 a 2023 indicam um salto de 120%, um ganho de 1,8 milhão de profissionais qualificados. Entre os 2,1 milhões que desejam se estabelecer no país, a maioria é de brasileiros, seguidos por um número menor de norte-americanos e europeus.
Em contrapartida, Portugal perderia cerca de 330 mil profissionais qualificados para destinos como os Estados Unidos, Canadá e outros países europeus, além de uma parcela menor para o Brasil.
O levantamento foi feito com 150 mil pessoas de 150 países, todas com formação superior, que responderam às perguntas: “Gostaria de mudar para outro país?” e “Para qual país?”. No ranking global de destinos preferidos, Portugal subiu para a 8ª posição, comparado ao 24º lugar de uma década atrás.
Tempo ao tempo
Apesar dessa atração, muitos imigrantes, incluindo brasileiros qualificados, enfrentam dificuldades devido à burocracia e à demora nos serviços da agência de imigração SEF. Há pedidos por mais agilidade e simplificação nos processos.
Para atrair ainda mais jovens talentos, o governo português propôs uma redução gradual no Imposto de Renda para imigrantes jovens nos próximos dez anos, medida incluída no orçamento de 2025.
Para encontrar vagas e mais artigos sobre viver no exterior confira no site abaixo: