Trabalhar em Portugal? Veja como se recrutado direto do Brasil; tiramos todas as dúvidas

Uma nova colaboração tem o potencial de auxiliar profissionais brasileiros na obtenção de emprego em Portugal. A empresa portuguesa de tecnologia jurídica, Move, especializada em mobilidade profissional, estabeleceu parcerias com três empresas de recrutamento e seleção no Brasil: Somos Hub (São Paulo), HUNTINTI (Rio de Janeiro) e Grow Group (Pernambuco).

Renato Martins, CEO da Move, afirma: “Essa união visa solucionar um grande desafio em Portugal, que é a escassez de recursos humanos.”

Atualmente, em Portugal, devido à temporada de verão, existem 45 mil vagas de emprego disponíveis no setor de turismo, conforme informado pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Martins acrescenta: “Apenas Lisboa recebe cinco vezes mais turistas do que todo o Brasil. Isso gera um enorme fluxo de turismo, e as empresas enfrentam dificuldades na contratação de pessoal. Na região do Algarve, há restaurantes fechados por falta de mão de obra, e esse cenário se repete a cada verão.”

Vagas para motorista de caminhão em Luxemburgo com salário inicial de 5 mil Euros

Como se chamará essa parceria

A ideia da parceria é recrutar profissionais e facilitar o trâmite legal. Para isso, o processo é dividido em duas etapas:

O processo começa com as recrutadoras brasileiras analisando os perfis de acordo com as vagas que as empresas em Portugal estão ofertando. O profissional que for aprovado no processo seletivo pela empresa portuguesa, passará para a segunda fase;
Nesta segunda etapa, a Move cuidará de todo os trâmites jurídicos para facilitar a mobilidade, como visto e autorização de residência.
“É um trabalho a quatro mãos. O foco das agendas é trazer pessoas qualificadas de acordo com a falta de mão de obra em Portugal. Essas recrutadoras têm o desafio de entender os mercados locais e como esses profissionais buscam essas oportunidades. Nós, ajudamos com o processo dos vistos e todo o trâmite legal português.”

Empresa de Indústria tem mais de 1.200 vagas em Portugal; veja como se candidatar

Motivos que fazem Portugal atrair brasileiros:

Existem três motivos que atraem os brasileiros a Portugal: segurança, qualidade de vida e idioma.

“Portugal é consistentemente classificado entre os países mais seguros do mundo, ocupando a 7ª posição no ranking deste ano”, afirma o CEO da Move.

Martins observa que, embora Portugal não seja necessariamente o local ideal para acumular riqueza, ele é um lugar que promove uma alta qualidade de vida e assegura direitos fundamentais, como acesso a serviços de saúde e educação de excelência:

“Na Europa, em geral, o estilo de vida equilibra a cultura, a vida em família e o trabalho. As gerações Z e Y já estão buscando esse novo modo de viver, que enfatiza a harmonia entre trabalho e vida pessoal. Portugal destaca-se por seu sistema de saúde e educação altamente eficazes.”

Empresas em Portugal que contratam brasileiros [atualizado]

Maior desafio para contratar brasileiros em Portugal:

De acordo com Martins, os principais obstáculos para quem deseja se mudar para Portugal estão relacionados às burocracias, tais como o processamento de vistos e autorizações de residência.

“Com frequência, as empresas em Portugal necessitam de talentos em um prazo de 15 dias, porém, os procedimentos burocráticos frequentemente impossibilitam que esses talentos estejam em Portugal dentro desse período. Essa colaboração com as empresas de recrutamento brasileiras contribuirá significativamente para simplificar esse processo.”

Empresa de Indústria tem mais de 1.200 vagas em Portugal; veja como se candidatar

Como o brasileiro pode evitar golpes em Portugal?

Conforme destacado pelo CEO da Move, o equívoco mais comum é a crença de que é possível se mudar para a Europa sem planejamento e informação adequados. Ele enfatiza a importância de compreender os requisitos específicos de cada tipo de visto, bem como os critérios econômicos necessários.

Para facilitar a transição para um país estrangeiro, o CEO ressalta três pontos essenciais para os futuros profissionais internacionais:

1º – Vistos e autorizações de residência: É fundamental compreender os requisitos de cada tipo de visto e escolher aquele que oferece as melhores chances de sucesso.

2º – Legislação trabalhista: É necessário conhecer as regras trabalhistas aplicáveis a cada setor, a fim de evitar frustrações.

3º – Regulamentos fiscais: É importante estar ciente de que o salário anual não será recebido integralmente, pois haverá a obrigação de pagar tributos ao estado.

O CEO destaca que cada país desenvolve sua legislação para atrair talentos e investimentos de acordo com suas necessidades econômicas específicas. Portugal, por exemplo, atualmente concentra seus esforços na área tecnológica, o que torna mais fácil para profissionais desse setor encontrar oportunidades de emprego.

Portugal oferece 15 mil para médicos brasileiros e mais moradia; veja como se inscrever

Qual tipo de visto o cidadão estrangeiro pode adquirir em Portugal:

Os vistos oferecem a oportunidade para cidadãos estrangeiros residirem, trabalharem e/ou estudarem em Portugal, e existem seis possibilidades:

  1. Visto para procura de trabalho (artigo 57-A).
  2. Visto para exercício de atividade profissional subordinada (artigo 59).
  3. Visto para exercício de atividade profissional independente (artigo 60).
  4. Visto para profissionais altamente qualificados (artigos 61 e 61-A).
  5. Visto para nômades digitais (artigo 61-B).
  6. Visto para fins de estudo, estágio ou voluntariado (artigo 62).

Houve alguma mudança na política de imigração:

Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo na procura por vistos de residência em Portugal por parte de brasileiros. De acordo com Martins, as políticas de imigração estão se tornando cada vez mais atrativas.

“A partir de 2019, Portugal tem atraído profissionais altamente qualificados na área de tecnologia por meio do programa Tech Visa. Além disso, as recentes mudanças na legislação de imigração, implementadas no início de 2023, têm motivado ainda mais os brasileiros, especialmente com o visto para procura de trabalho.”

Vagas na SUMOL + COMPAL para funcionários de diversas áreas

Áreas que mais contratam em Portugal

Tecnologia: Vistos Tech Visa são destinados a todos os trabalhos relacionados ao desenvolvimento, programação e vendas em empresas e processos de tecnologia. “A formação nesse campo tecnológico é relevante, mas a experiência de vários anos tem um peso ainda maior. Há uma aspiração em transformar Portugal em um importante polo tecnológico europeu.”

Serviços: Durante o verão, há uma escassez de profissionais no setor de hotelaria e turismo. “A associação hoteleira e de turismo faz estimativas anuais para informar o governo sobre a necessidade de contratar funcionários, mesmo que seja de maneira temporária. Nesse setor, o conhecimento de inglês é fundamental, já que o turismo em Portugal é internacional.”

Construção civil: A falta de engenheiros também é evidente. “A demanda por construção de hotéis em Portugal está em constante crescimento, surpreendendo a cada ano.”

Além de seu impacto no mercado de trabalho em Portugal, o CEO da Move enfatiza que a parceria com as empresas de recrutamento brasileiras visa capacitar profissionais que se tornem cada vez mais versáteis e globais.

“Ter uma carreira internacional é o que chamamos de força de trabalho global. Nossa colaboração demonstra que existem oportunidades além do Brasil que podem impulsionar sua trajetória profissional, mas isso requer planejamento e capacitação”, destaca Martins para a revista Exame.

Como Ganhar Dinheiro Online em Euros ou Dólares, Trabalhando de Qualquer Lugar

Previous post Vagas para motorista de caminhão em Luxemburgo com salário inicial de 5 mil Euros
Next post VENDEDORES/AS (m/f) SPORT ZONA DE BRAGA

Não é possível copiar o conteúdo desta página